
No Wallace Calixto Advocacia e Assessoria Imobiliária,
somos especializados em inventários extrajudiciais e judiciais

Ideal quando há consenso entre todos os herdeiros, maiores e capazes, e não há testamento. Realizado em cartório, é a via mais rápida e menos burocrática para a conclusão do processo de inventário.
Necessário quando há herdeiros menores ou incapazes, testamento, ou divergências entre os herdeiros quanto à partilha dos bens. Este processo ocorre perante o Poder Judiciário e pode ser mais demorado, exigindo acompanhamento jurídico especializado.

Como nosso escritório especializado pode ajudar na ação de Inventário

O tempo para conclusão depende de diversos fatores, como a complexidade do caso, a existência de dívidas a serem quitadas, e a agilidade dos trâmites legais. Inventários judiciais podem levar de alguns meses a vários anos, enquanto os extrajudiciais podem ser resolvidos em poucos meses, desde que não hajam complicações.
O inventário é o procedimento legal para identificar e partilhar os bens de uma pessoa falecida entre herdeiros. Ele deve ser iniciado logo após o falecimento, normalmente em até 60 dias, para evitar multas sobre impostos (ITCMD).
Em geral, são solicitados: certidão de óbito, documentos pessoais do falecido e herdeiros, certidões de bens, certidões negativas de dívidas, escritura de imóveis, extratos bancários e registros de veículos.
O valor varia conforme o tipo (judicial ou extrajudicial), a quantidade de bens e impostos envolvidos (ITCMD). Um advogado especializado pode orientar sobre custos e meios de otimizar o processo.
É imprescindível a presença do advogado para realizar o inventário tanto na esfera judicial quanto extrajudicial, a fim de garantir que todos os direitos dos herdeiros sejam respeitados e agilize a partilha.

©2025 Wallace Calixto Advocacia e Assessoria Imobiliária – Todos os Direitos Reservados.